Educação para a Sustentabilidade

Calendário Ambiental –

Educação Ambiental e a Política dos 5Rs – atitudes que fazem a diferença.

Quando pensamos no Meio Ambiente é comum nos referirmos aos impactos negativos que acarretam a destruição dos ecossistemas, a poluição dos mananciais, a extinção de espécies e todo o tipo de alteração sofrida pela natureza. Infelizmente toda essa destruição provocada pela ação antrópica acarretou em consequências que têm comprometido a qualidade de vida de todos os seres vivos do planeta.

No site do Ministério do Meio Ambiente, a política dos 5Rs é enfatizada pela preocupação com a geração de resíduos precedida pela extração de recursos naturais como ação impactante ao meio ambiente. É priorizada a redução do consumo e o reaproveitamento dos materiais em relação à sua própria reciclagem.

No entanto, os diversos problemas ambientais gerados principalmente pelo modo de produção e consumo da sociedade, tem levado a uma reflexão de atitudes individuais que requer uma urgente mudança comportamental da população. São atitudes individuais, ainda que simples, fundamentais para construirmos uma sociedade mais equilibrada ambientalmente e que garanta a manutenção dos recursos naturais para a futuras gerações.

Vale ressaltar que é extremamente importante que no campo educacional, as práticas pedagógicas sejam desenvolvidas por meio de ações transformadoras e que reduzam os impactos causados ao meio ambiente.

Assim, é necessário fazermos a diferença contribuindo para um mundo mais sustentável, conhecendo e praticando a Política dos 5Rs.

Segue abaixo o significado dos 5 Rs e como podem ser trabalhados em sala de aula, listados no Site https://educador.brasilescola.uol.com.br.

1º R: Repensar. É muito importante repensar hábitos de consumo e descarte. Será que o que você está comprando é algo de que realmente necessita? Será que algumas vezes você consome por impulso e acaba cometendo desperdício? Ao invés de comprar algo novo, você não poderia reaproveitar algo que já tem? Você compra um tênis, um computador, uma peça de roupa nova, mas o que você faz com os antigos? Você os reaproveita ou joga no lixo comum? Como você descarta o lixo na sua casa? Você separa embalagens, matéria orgânica e óleo de cozinha usado, jogando no lixo apenas o que não for reutilizável ou reciclável? Essas e outras perguntas podem ser feitas aos alunos a fim de que eles repensem a maneira como estão consumindo e também como estão descartando o lixo que produzem.

2º R: Reduzir. Consumir menos produtos, dando preferência aos que tenham maior durabilidade. Uma forma de reduzir é: adquirir refis de produtos; escolher produtos que tenham menos embalagens ou embalagens econômicas; dar prioridade às embalagens retornáveis; adquirir produtos a granel; ter sempre sua sacola de compras ao invés de utilizar as sacolinhas de plástico; usar a criatividade e fazer bijuterias, brinquedos e presentes personalizados utilizando materiais recicláveis; utilizar pilhas recarregáveis ao invés de pilhas alcalinas; utilizar lâmpadas econômicas, etc.

3º R: Recusar. Quando você recusa produtos que prejudicam a saúde e o meio ambiente está contribuindo para um mundo mais limpo. Prefira produtos de empresas que tenham compromisso com o meio ambiente e sempre fique atento às datas de validade dos produtos. Recuse sacos plásticos e embalagens não recicláveis, aerossóis e lâmpadas incandescentes.

4º R: Reutilizar. Ao reutilizar, você estará ampliando a vida útil do produto, além de economizar na extração de matérias-primas virgens. Muitas pessoas criam produtos artesanais a partir de embalagens de vidro, papel, plástico, metal, cd’s, etc. Utilize os dois lados do papel e faça blocos de rascunho, pois, assim, você preserva muitas árvores.

5º R: Reciclar. Ao reciclar qualquer produto se reduz o consumo de água, energia e matéria-prima, além de gerar trabalho e renda para milhares de pessoas. Faça a coleta seletiva e contribua com um mundo mais sustentável.

ASCAMAVI

Associação de Catadores de Materiais Recicláveis do Município de Viana (ASCAMAVI)

A Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Viana (ASCAMAVI) realiza um trabalho de coleta seletiva porta a porta duas vezes por semana. A coleta acontece em parceria com a Prefeitura de Viana.

Empresas, casas e comércios podem aderir e separar o lixo seco que a associação recolhe e leva para o galpão da ASCAMAVI, em Nova Bethânia.

Toda segunda e quinta pela manhã as integrantes do grupo percorrem a região da Grande Bethânia que é formada pelos bairros Vila Bethânia, Nova Bethânia, Vila Bethânia, Campo Verde, Morada de Bethânia, Areinha, Soteco, Vale do Sol, Caxias, para o recolhimento. Além disso, elas recolhem material reciclado das Escolas da rede municipal de Educação do Município, e dos prédios públicos e bancos dentro do município.

A Ascamavi funciona no bairro Nova Bethânia e é responsável pela coleta de papelão, garrafas plásticas, latas de refrigerantes, sucatas entre outros materiais passíveis de reciclagem.

Endereço: Rua Rio de Janeiro, 01, Nova Bethânia, Viana/ES

Contatos: (27) 99665-9664 e (27) 3255-3058 – 3255-1216